Em 22 de agosto, iniciamos a oficina discutindo os resultados dos avançandos na prática aplicados sobre argumentação e planejamento e escrita da produção textual. Os cursistas gostaram do resultado e da participação de alguns alunos, mas salientaram que as dificuldades apresentadas durante a produção textual são grandes: falta de interesse, problemas de ortografia e de organização das idéias, além da questão de salas lotadas (turmas com até 76 alunos). Discutiu-se a importância de um texto bem planejado e do processo de reflexão e das estratégias que levam a sua elaboração, bem como da necessidade de trabalhar sempre com tal atividade.
Em seguida, a turma foi dividida em grupos para análise do material sobre o processo de produção textual e literatura para adolescentes. O resultado foi socializado, gerando grandes e enriquecedoras discussões sobre os temas, além de reflexões que ajudaram a ampliar os conhecimentos e enriquecer a prática pedagógica de todos. A maioria constatou que o hábito da leitura deve ser desenvolvido e incentivado na infância e que poucas pessoas tiveram essa oportunidade. Surgiu a grande preocupação de como estimular o aluno a ler se nas escolas há um número tão pequeno de livros, mas que foi amenizada após algumas sugestões, principalmente com a leitura de livros na sala uma vez por semana. Concluiu-se com a convicção de que a leitura precisa ser significativa, por isso deve ser escolhida pelo aluno de acordo com seus interesses, para assim assegurar um envolvimento positivo e atrativo com a obra lida.
Em seguida, a turma foi dividida em grupos para análise do material sobre o processo de produção textual e literatura para adolescentes. O resultado foi socializado, gerando grandes e enriquecedoras discussões sobre os temas, além de reflexões que ajudaram a ampliar os conhecimentos e enriquecer a prática pedagógica de todos. A maioria constatou que o hábito da leitura deve ser desenvolvido e incentivado na infância e que poucas pessoas tiveram essa oportunidade. Surgiu a grande preocupação de como estimular o aluno a ler se nas escolas há um número tão pequeno de livros, mas que foi amenizada após algumas sugestões, principalmente com a leitura de livros na sala uma vez por semana. Concluiu-se com a convicção de que a leitura precisa ser significativa, por isso deve ser escolhida pelo aluno de acordo com seus interesses, para assim assegurar um envolvimento positivo e atrativo com a obra lida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário