terça-feira, 30 de junho de 2009

Minha vida escolar e profissional

Tive o grande prazer de aprender a ler e escrever com uma vizinha, "minha segunda mãe". Com ela, aprendi a decifrar os primeiros textos e ter o prazer de fazer sempre novas conquistas através das letras e gravuras.
Com minha madrinha, outra mãe postiça, comecei a ir à escola com cinco anos. Naquela época, uma criança só podia se matricular na escola com sete anos. Daí, eu fiz a 1ª e 2ª série sem matricular-me. Aos sete fui matriculada já na 3ª série, tendo sempre o encantamento ao entrar em contato com novos conhecimentos e o privilégio de ter durante todo o primário uma única professora que me incentivava no processo de ensino aprendizagem com carinho, estímulo e muito amor me ajudando, principalmente, a vencer um grande problema: a timidez.
O início do Ensino Fundamental II foi muito difícil para mim, pois eu sentia muita dificuldade de me entrosar com a turma, mas aos poucos eu consegui fazer amizades que ainda preservo até hoje.
Resolvi fazer Magistério, pois as pessoas que mais fizeram diferença na minha descoberta no mundo da leitura e escrita eram professoras e muito admiradas e amadas por mim. Fiquei fascinada pelo trabalho docente e percebi que na sala de aula eu perdia a timidez que tanto me atormentava.
Seis meses após concluir o Magistério, fui convidada para trabalhar em uma escola infantil particular. Lá pude realmente perceber o quanto o trabalho do professor é árduo e sublime.
Anos depois, consegui trabalhar em uma escola de Ensino Fundamental II com Língua Portuguesa. Inicialmente, achei que não ia conseguir. Com muito estudo e dedicação fiz o meu trabalho e, dois anos depois, fui convidada a trabalhar com o 2º grau. Essa foi a minha melhor experiência profissional.
Em uma cidade do interior, como Monte Santo, tão distante da capital, era muito difícil pensar em graduação. Por isso, somente em 2001, treze anos depois da conclusão do 2º grau, tive a oportunidade de prestar vestibular... Mas era algo que parecia tão distante, que eu fui fazer, porém com pouca esperança. Passei... O grande sonho foi difícil de realizar-se, pois a faculdade ficava a 280 quilômetros, para chegar à cidade precisava atravessar um rio de balsa, o clima era quentíssimo, além de outras dificuldades. Apesar de tudo valeu a pena. O curso trouxe-me grandes conhecimentos, mudou a minha prática pedagógica e reforçou a certeza de que o importante na vida é a conquista contínua de aprendizagem e de novas habilidades.