domingo, 29 de novembro de 2009

Avaliação do programa Gestar II de Língua Portuguesa

Neste ano tivemos a oportunidade de trabalhar com um programa que permitiu a formação de professores de Língua Portuguesa priorizando situações efetivas de sala de aula e da escola, a partir da ligação entre a teoria e a prática. As contribuições pelo programa foram enormes e incentivou a apropriação dos saberes dos professores em direção à autonomia e uma prática crítico-reflexiva, abrangendo a vida cotidiana da escola e os saberes derivados da experiência docente, sendo dessa forma uma aprendizagem contínua e contextualizada. O Gestar ofereceu situações que possibilitaram troca de saberes entre os professores, através de momentos de reflexão conjunta, de estudo compartilhado, de planejamento e desenvolvimento de ações coletivas, de reflexão da prática e análise de situação da sala de aula. A apresentação de dificuldades e problemas, que não são poucos, permitiu que fossem amenizados com a partilha e sugestões apresentadas, ajudando a compreensão de situações vividas e a vivenciá-los com estratégias baseadas na teoria, pois cada um, com suas vivências e aprendizagens pode ajudar e ampliar os horizontes do outro, através da construção coletiva e positiva de propostas de trabalho e da solidariedade diante dos problemas já conhecidos.
As dificuldades da realização do programa foram muitas: falta de transporte (alguns cursistas moram na zona rural), falta de tempo disponível pelos professores (devido ao trabalho docente, problemas familiares, entre outros), material disponível (apenas contávamos com quadro e giz) e, também, falta de interesse por alguns. Porém, os estudos e a reflexão sobre os trabalhos realizados possibilitaram o resultado: uma aprendizagem positiva e significativa. Tal reflexão, revelaram os cursistas, é a melhor oportunidade para construir e adquirir novas teorias, esquemas e conceitos, tornando-os críticos, autônomos, flexíveis e abertos aos desafios diários da vida docente.
Os trabalhos realizados com os alunos foram bastante significativos, pois proporcionaram uma nova forma de trabalhar de maneira dinâmica e diferente. Os alunos produziram textos significativos e puderam perceber que quando o que produzem tem uma finalidade, realmente vale a pena produzir. A dificuldade maior enfrentada por eles foi quanto ao processo de análise e refacção dos textos. Quanto aos professores foi auxiliar, durante a execução desses trabalhos, turmas lotadas (com até 76 alunos).
Chegamos à conclusão que o Gestar auxiliou na concepção que a prática pedagógica está em contínuo processo de construção do saber que implica a releitura da função do professor como profissional reflexivo e da escola como organização promotora do desenvolvimento do processo educativo. E como diz o grande sábio Sócrates, "Deves ter a serenidade para aceitares as coisas que não podes mudar, coragem para mudares aquilo de que és capaz e sabedoria para veres a diferença."

Nenhum comentário:

Postar um comentário