segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Oficina: texto como centro das experiências no ensino da língua e intertextualidade

Realizamos no dia 24 de outubro mais uma oficina. Começamos com uma leitura compartilhada, logo após iniciaram os relatos dos professores sobre as experiências com os avançandos na prática. Constataram durante os trabalhos realizados, o quanto é imprescindível o trabalho com textos em todas as atividades de linguagem, numa visão interacionista. Já que texto é consequência da concretização da linguagem e da língua, responsáveis pela interação e pela integração do indivíduo nos diversos meios em que vive. Daí a necessidade de explorá-los profundamente nos diversos gêneros, tipos e modalidades.
No segundo momento, a turma foi dividida em grupos para leitura e análise das unidades 5 e 6 do TP2 sobre os tipos de gramática e a frase e sua organização. Os grupos fizeram a socialização dos assuntos analisados, gerando várias intervenções, que só contribuíram para um maior aprendizado. Foram bastante pertinentes as colocações sobre as gramáticas, desmistificando o seu ensino e contribuindo para uma reflexão sobre como devem ser trabalhadas para um ensino produtivo e significativo. Puderam perceber também como podem ajudar os alunos a compreender e utilizar as estruturas que compõem os textos nos diversos contextos para a criação de significados. Atentando para detalhes que ajudam na organização dos períodos e, consequentemente, de um texto bem elaborado, como a pontuação, a ordem dos elementos e, principalmente, a situação comunicativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário