segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Oficina:análise linguística

Na oficina realizada no dia 07 de novembro, começamos com uma reflexão sobre a importância de sempre refletir sobre nossa prática pedagógica. Continuamos com alguns relatos sobre a aplicação das atividades do Gestar e sobre os assuntos trabalhados. Percebemos que é necessária uma análise diária sobre a língua, pois o sujeito só adquire o conhecimento sobre a mesma usando-a, atuando sobre ela e a construindo nas diversas situações de uso através da própria intuição de usuário que tem da mesma. Desta forma, se faz necessário levá-lo a perceber que ele sabe a língua portuguesa, pois a usa desde o início da aquisição da linguagem, de forma inconsciente e independente de qualquer estudo sistemático da língua. O que falta é ter contato com outras possibilidades linguísticas adequando-as aos diversos momentos de comunicação, sem rotular determinados usos como certos ou errados, mas como adequados ou inadequados. Principalmente, levando em conta que um dos objetivos da língua portuguesa é desenvolver a competência do uso da língua nas diversas situações sociais. E isso só vai acontecer se o aluno for colocado em contato com diversos textos e tenha tido oportunidade de produzir textos diversificados, para a ampliação de sua gramática interna.
Demos continuidade aos nossos trabalhos com uma análise e reflexão sobre o programa Gestar II de língua portuguesa. Concluímos que o projeto é rico, ajudou muito na prática pedagógica de todos, mas que faltou tempo para aplicar com mais sucesso, visto que o material chegou após o início das aulas. Todos perceberam o quanto se faz necessário a realização de oficinas e de encontros entre os professores para planejamento, troca de experiências e sugestão nas atividades diárias em sala de aula. Concordaram que no próximo ano irão utilizar o material do programa nas aulas com um maior aproveitamento, pois já têm conhecimento da riqueza do mesmo e podem, assim, planejar desde o início do ano letivo durante a jornada pedagógica, as atividades atendendo às necessidades de cada turma. O resultado foi bastante positivo para todos, pois puderam reavaliar e redirecionar os conhecimentos e a prática no intuito de atingir os objetivos almejados no trabalho com os alunos e, principalmente, viram o quanto é fundamental refletir sempre sobre a prática pedagógica e analisar os erros e acertos diários. Além disso, notaram que a mudança dos alunos também se fez presente de forma bastante construtiva e significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário