No dia 17 de outubro iniciamos nossos trabalhos com a leitura do texto "Professor mestre" e falamos sobre o papel do professor na sociedade.
Os cursistas relataram sobre os trabalhos realizados sobre variantes linguísticas e o quanto foram ricos, principalmente a construção do dicionário dos jovens, já que os alunos se sentiram valorizados com a realização de um trabalho com a linguagem que eles gostam de utilizar no dia a dia.
A turma foi dividida em equipes para análise das unidades 3 e 4 do TP1 referentes aos temas: O texto como centro das experiências no ensino da língua e A intertextualidade. A socialização dos temas mobilizou o grupo com grandes observações, que ajudaram a perceber que o trabalho coletivo de linguagem (a ação entre os sujeitos: locutor e seu interlocutor) é que garante a produção de significados. Além da grande importância de garantir métodos de ensino que ampliem a competência discursiva dos alunos nas diversas situações sociocomunicativas, partindo sempre de textos diversificados e do trabalho tanto da linguagem oral como da linguagem escrita.
Finalizamos com o comentário sobre como o fenômeno da intertextualidade está ligado ao "conhecimento do mundo" que deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor do texto e que contribui para a construção de conhecimento e a formação de criticidade e de sensibilidade do leitor.
Os cursistas relataram sobre os trabalhos realizados sobre variantes linguísticas e o quanto foram ricos, principalmente a construção do dicionário dos jovens, já que os alunos se sentiram valorizados com a realização de um trabalho com a linguagem que eles gostam de utilizar no dia a dia.
A turma foi dividida em equipes para análise das unidades 3 e 4 do TP1 referentes aos temas: O texto como centro das experiências no ensino da língua e A intertextualidade. A socialização dos temas mobilizou o grupo com grandes observações, que ajudaram a perceber que o trabalho coletivo de linguagem (a ação entre os sujeitos: locutor e seu interlocutor) é que garante a produção de significados. Além da grande importância de garantir métodos de ensino que ampliem a competência discursiva dos alunos nas diversas situações sociocomunicativas, partindo sempre de textos diversificados e do trabalho tanto da linguagem oral como da linguagem escrita.
Finalizamos com o comentário sobre como o fenômeno da intertextualidade está ligado ao "conhecimento do mundo" que deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor do texto e que contribui para a construção de conhecimento e a formação de criticidade e de sensibilidade do leitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário