sábado, 18 de julho de 2009

Oficina: coerência e coesão textual

Nessa oficina, realizada dia 11 de julho, trocamos experiências sobre os trabalhos realizados sobre estilística e coerência textual. Alguns cursistas mostraram como realizaram os trabalhos sobre os referidos assuntos e expuseram as dificuldades e avanços com as atividades trabalhadas, mas poucos tinham, realmente, concluído as propostas de trabalho.
Todos concordaram quanto à importância de produzir textos coerentes e significativos para as diversas situações comunicativas e quanto à reflexão dos diversos elementos linguísticos e sócio-comunicativos responsáveis pela continuidade de sentidos de um texto, ou seja, na organização dos aspectos que contribuem para a construção de um todo significativo.
Concluímos com a análise de aspectos de construção textual mais especificamente linguísticos, os mecanismos de coesão textual. Vimos que a coesão auxilia o estabelecimento da coerência, embora, às vezes, aquela nem sempre se manifeste explicitamente através de marcas linguísticas, o que faz concluir que pode haver textos coerentes, mesmo que não tenham coesão explícita. Em um texto coeso, devemos escrever de maneira que as ideias se liguem umas às outras, formando um fluxo lógico e contínuo. E para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmoniosa entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando assim, uma unidade se sentido.
A reunião foi de muito estudo e reflexão e terminou com a sensação de que precisamos aprender cada vez mais e que esses encontros só têm a nos acrescentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário