quarta-feira, 1 de julho de 2009

Oficina: estilo e coerência textual

Nessa oficina realizada no dia 06 de junho a reflexão sobre os diferentes estilos, permitiu a troca de experiências e de sugestões de como desenvolver um trabalho com os alunos de modo a facilitar a compreensão da noção de estilo e seus recursos expressivos (ligados ao som, à palavra, à frase e à enunciação) capazes de resultar em efeitos de sentidos motivados pela emoção, intenção, experiência e afetividade do falante. a sugestão de trabalhos a serem desenvolvidos foi através de gravuras, textos de diversos gêneros e das particularidades de cada aluno.
A necessidade de construção de coerência de um texto foi lembrada, como também, a relação de sentido entre textos verbais e não verbais. Assim, foram propostas sugestões para atividades a serem desenvolvidas.
Nota-se que as escolhas que fazemos para a elaboração de um texto respondem a intenções discursivas específicas, sejam de palavras, sejam de sinais de pontuação, sejam de estruturas morfológicas ou sintáticas, ou até mesmo da entonação. Assim, a competência comunicativa inclui a capacidade de não apenas conhecer os significados das palavras, mas, sobretudo, de discernir os efeitos de sentido que suas escolhas proporcionam.
O professor deve ajudar o aluno a perceber a relação que as palavras, frases e parágrafos de um texto mantêm entre si através de textos de gêneros variados; trabalhar as relações lógico-discursivas, mostrando a importância de reconhecer que todo texto se constrói a partir de múltiplas relações de sentido que se estabelecem entre os enunciados que compõem o texto; reconhecer que as relações entre os elementos do texto organizam-se de forma que um torna-se o resultado do outro.