quarta-feira, 1 de julho de 2009

Oficina: mergulho no texto

No dia 30 de maio foi realizado esse encontro referente às unidades 15 e 16 do TP4.
A turma gostou muito do assunto dessa oficina, pois notou a importância de conhecer as várias funções e formas das perguntas na ajuda à leitura autônoma do aluno e a discussão ficou mais acirrada durante os comentários sobre as diferentes posturas do professor em relação às respostas do estudante. Tal discussão ajudou a reflexão sobre a postura de cada um diante das opiniões e comportamentos dos discentes, gerando grande polêmica. Prosseguiu com a visão de que a estrutura textual ajuda a compreender o texto em sua totalidade, além da leitura lenta e atenta e da releitura. Também foram mencionadas as diversas crenças que influenciam o processo de escrita e as dimensões da situação sociocomunicativa que interferem nesse processo. Os cursistas apresentaram algumas preocupações encontradas durante o trabalho realizado, como a dificuldade dos alunos em reconhecer as idéias principais, de reorganizar as estruturas e a falta de interesse em ler e produzir textos, mesmo com as novas metodologias empregadas, o frequente estímulo e apresentação de textos e assuntos ligados à realidade da turma.
Com essas reflexões percebe-se que o desenvolvimento da escrita depende da prática, com aulas que propiciem situações didáticas que levem os alunos a produzir textos significativos e comunicativos. E que a para isso é preciso saber o que querem dizer, para quem, qual é o gênero que melhor exprime essas ideias, ler muito e revisar continuamente.