quarta-feira, 1 de julho de 2009

Oficina sobre leitura e letramento

Nessa oficina realizada em 16 de maio, a turma refletiu sobre a importância dos conteúdos teóricos que servem de base para o aprimoramento da prática pedagógica do professor e do empenho e da disponibilidade de tempo para leituras construtivas.
O assunto Leitura e letramento foi margem para grandes discussões. Foi ressaltada a importância de refletir, sempre, sobre os usos e função da escrita nas práticas do cotidiano.
As dificuldades encontradas durante os trabalhos realizados foram expostas e discutidas possíveis soluções, as vitórias foram abordadas e o grupo aproveitou para socializar as experiências e dar sugestões para melhoria do trabalho em sala de aula.
O encontro foi bastante proveitoso. Ajudou a perceber a importância de estimular no aluno a necessidade e o desejo de ler, de ter um objetivo de leitura, seja ele qual for, como emocionar, rir, adquirir conhecimento, informar-se. E que uma das propostas para qual a produção textual, seja uma experiência significativa, é ser realizada a partir da discussão de um tema transversal e da busca de novos conhecimentos através de fotos, música, cartazes, entrevistas, trechos de filme, textos diversificados, resultando, assim, o aprimoramento das atividades de leitura e de escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário