Essas oficinas aconteceram em dois: dias 25 de abril e 02 de maio. Na primeira, estudamos e refletimos, em grupo, sobre os conteúdos teóricos apresentados no TP3 das unidades 11 e 12. Escolhemos a aula e o avançando na prática correspondentes para serem aplicados em cada uma das turmas do ensino Fundamental II, aproveitando a ocasião para fazer mudanças e dar sugestões para uma maior eficiência do trabalho a ser realizado. E na segunda, realizamos a oficina 06 referente ao assunto trabalhado.
As duas foram bastante proveitosas, pois a partilha de experiência e conhecimento foi enorme e a socialização dos estudos e das propostas de trabalho só nos enriqueceu.
Ao final, a conclusão foi que numa visão construtivista, se faz necessário, notar que através da linguagem agimos sobre o mundo, sobre nós mesmos e sobre nossos interlocutores, daí ser um trabalho que é realizado quando construímos nossos textos orais ou escritos, a partir de escolhas linguísticas que correspondem à nossa vivência de mundo, de nossos objetivos e de nossas experiências escolares. Sendo que cada texto pertence a um gênero diferente, dependendo da situação comunicativa, dos objetivos e dos interlocutores.
Para a compreensão do texto é fundamental sua organização linguística e distinguir as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais é um dos passos para entender os princípios que orientam sua organização e funcionamento.
Daí, a importância de o professor ajudar o aluno a relacionar as sequências tipológicas à classificação dos gêneros, analisar sequências tipológicas em gêneros textuais e reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro. Ressaltando como os gêneros são usados em diferentes situações comunicativas e como sua composição tipológica é tão diversificada e imprevisível.
As duas foram bastante proveitosas, pois a partilha de experiência e conhecimento foi enorme e a socialização dos estudos e das propostas de trabalho só nos enriqueceu.
Ao final, a conclusão foi que numa visão construtivista, se faz necessário, notar que através da linguagem agimos sobre o mundo, sobre nós mesmos e sobre nossos interlocutores, daí ser um trabalho que é realizado quando construímos nossos textos orais ou escritos, a partir de escolhas linguísticas que correspondem à nossa vivência de mundo, de nossos objetivos e de nossas experiências escolares. Sendo que cada texto pertence a um gênero diferente, dependendo da situação comunicativa, dos objetivos e dos interlocutores.
Para a compreensão do texto é fundamental sua organização linguística e distinguir as sequências tipológicas que compõem os gêneros textuais é um dos passos para entender os princípios que orientam sua organização e funcionamento.
Daí, a importância de o professor ajudar o aluno a relacionar as sequências tipológicas à classificação dos gêneros, analisar sequências tipológicas em gêneros textuais e reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro. Ressaltando como os gêneros são usados em diferentes situações comunicativas e como sua composição tipológica é tão diversificada e imprevisível.
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